quinta-feira, 19 de maio de 2016

Training School DigiLitEY 2016

Digital Literacy and Multimodal Practices of Young Children Engaging with emergent research

Training School DigiLitEY 2016 - Digital Literacy and Multimodal Practices of Young Children: Engaging with emergent research 
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal entre segunda-feira, 06-06-2016 e quarta-feira, 08-06-2016 
A Ação COST Digital Literacy and Multimodal Practices of Young Children (DigiLitEY) anuncia a realização da sua primeira Training School, que terá lugar no Instituto de Educação da UMinho, de 6 a 8 de junho de 2016. O objetivo do DigiLitEY é o de estudar como a comunicação digital afeta o desenvolvimento da literacia das crianças dos 0 aos 8 anos e uma das suas principais atividades é a de promover a formação para estudantes de Doutoramento e investigadores em início de carreira, estabelecendo e reforçando ligações entre estes e especialistas já consagrados na área do DigiLitEY e em toda a sua rede. Training School DigiLitEY 2016 - Digital Literacy and Multimodal Practices of Young Children: Engaging with emergent research  
 
A Training School DigiLitEY 2016 centra-se nos seguintes temas: 
Literacia digital da criança em casa, na comunidade e em espaços de aprendizagem informal.
Práticas de literacia digital da criança em contextos de Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico.
Especificidades da leitura e da escrita em écran para as crianças, incluindo as que apresentam problemas de visão e audição.
Relação entre práticas de literacia digital online e offline.
Estes serão os temas abordados pelos investigadores (formadores) nas seguintes conferências: 
A brief excursion into the contemporary landscape of meaning and meaning-making (Gunther Kress, Institute of Education, London, UK)
Young Children's Digital Literacy Practices in Homes, Kindergarten and Primary Schools (Jackie Marsh, University of Sheffield, UK)
Videogames and the multimodal literacy (Nelson Zagalo, Universidade do Minho, Portugal)
Transforming pedagogy for the early years in digital learning contexts (why we have to play with toy cars before we can get a driving license) (António Moreira, Universidade de Aveiro, Portugal)
Durante a Training School, estes e outros especialistas participarão também em painéis de discussão. Além de poderem participar nestes debates, os estudantes de doutoramento e os jovens investigadores terão a oportunidade de partilhar a sua própria experiência através de apresentações orais comentadas pelos formadores, criando-se assim uma oportunidade de se estabelecerem contactos com outros investigadores e de reforçar a pertença à rede DigiLitEY. 

Esta Training School está aberta a participantes dos países europeus que são membros do COST e também de NNC (Near Neighbour Countries) e instituições de I&D aprovadas pelo COST. Serão admitidos 25 participantes e os autores dos trabalhos aceites podem solicitar uma bolsa de participação. As propostas devem ser enviadas até 15 de fevereiro de 2016.