A
competitividade digital, nomeadamente no que se refere aos conteúdos
educativos, é muito importante, na perspetiva em que apareçam novos projetos
que de certa forma possam enriquecer as estruturas escolares. E não falo apenas
em novos projetos, porque acho que é também pertinente que os projetos já
existentes consigam acompanhar a evolução do mercado, adaptando e inovando os
seus próprios produtos, como é o caso de Run Marco.
Run Marco, que já foi
falada neste espaço educativo, começou como um projeto que tinha como finalidade
ajudar a personagem principal a descobrir tesouros ao longo de uma floresta.
Para tal, era necessário programar o caminho, utilizando comandos simples (ex:
virar à esquerda, virar à direita, seguir em frente...), através de blocos (drag
and drop). A aprendizagem de conteúdos relacionados com a programação (e
cooperação para o projetoHora do
Código). O objetivo mantém-se, mas agora disponibiliza mais
funcionalidades.
Run Marco permite
agora monitorizar o progresso dos alunos da turma, preparar as aulas na
abordagem aos níveis do jogo e finalmente, aquela que para mim tem um maior
impacto educativo, a possibilidade do professor e dos alunos criarem os seus
próprios jogos. Neste último aspeto, aos utilizadores são disponibilizados
estruturas e objetos para que possam desenvolver o seu próprio projeto.
Run Marco além de
estar disponível em várias línguas, incluíndo o português, encontra-se
disponível para diferentes sistemas e plataformas (GooglePlay, AppStore,
WindowsStore e Kindle Fire).
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