RESUMO
Uma das
competências da formação profissional é a de consolidar leitores. A prática de
leitura é uma aposta social e um ataque ao analfabetismo funcional. Assim, ler,
é um processo mental de construção de significados, com base num texto escrito.
O pleno desenvolvimento da personalidade, o ideal da educação, o fim último e
pleno da educação apenas se poderá alcançar por métodos educativos propícios,
como a experiência vivida e de leitura, a liberdade de pesquisa, o
desenvolvimento do espírito crítico, a elaboração de regras, a resolução de
problemas, o trabalho em equipa, a cooperação e a iniciativa.
O digital
constitui um desafio a este entendimento da leitura, porque o seu contexto de
comunicação implica o uso de novos textos, na medida em que se trata de textos
multimodais, de natureza interativa, em rede, situados em contextos de
significação também eles renovados por serem marcadamente ativos, tangíveis,
móveis e corporizados.
Neste artigo
apresentamos o desenho, metodologia e os resultados do projeto “Na rota dos
livros digitais”, que visava a dinamização de leitura digital na formação
profissional nos cursos do Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto.
ABSTRACT
One
of the training skills is reader’s consolidation. The practice of reading is a
social commitment and an attack on functional illiteracy. So, reading is a
mental process of building meanings based on a written text. The full
development of personality, the ideal of education, the ultimate and full
purpose of education, could only be achieved, by propitious educational methods
as lived experiences and reading, freedom of research, the development of
critical thinking, rules development, problems resolution, teamwork, cooperation
and initiative.
The
digital represents a challenge to this understanding of reading, because its
digital communication context implies the use of new texts, to the extent that
it is multimodal text, with interactive nature, network based, located in
meaning contexts also renewed because they
are markedly active, tangible, movable and embodied.
In
this paper, we present the design, methodology and results of the project
"On the route of digital books" aimed at the digital read-boosting
vocational training at the Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto.
Artigo publicado nas atas do XVII CONGRESO INTERNACIONAL DE GALICIA E NORTE DE PORTUGAL DE FORMAIÓN PARA O TRABALLO
A formación, a orientación, e o emprego no recoñecemento, avaliación e certificación de competencias profesionais adquiridas en contextos formais, non formais e informais
Sem comentários:
Enviar um comentário