Cada vez mais
existem estudos que mostram que a maioria dos estudantes utiliza, na formação
profissional, tablets ou smartphones para aceder à Internet. De
nada valem os normativos que insistem em proibir nas salas de aula estes
recursos tecnológicos. O caminho é, com certeza, a sua integração nos trabalhos
e pedagogias escolares, aproveitando todas as sua potencialidades. Assim, os
formadores são chamados a mudar as suas práticas, mas só o poderão fazer se
tiverem as competências necessárias para tal. Tornar os formadores utilizadores
proficientes destes meios, é o primeiro passo para que a integração dos tablets e smartphones nas salas de aula se faça com ganhos para todas as
partes.
Neste artigo
apresentamos a formação realizada junto de 21 formadores de formação
profissional do Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto. A formação
sobre a utilização de tablets e iPADs na sala de aula realizou-se num
total de 35 horas, assumindo uma forte componente prática. Apresentamos toda a
metodologia inerente ao desenvolvimento deste projeto, assim como os resultados
finais, que se tornaram surpreendentemente motivadores para nova intervenção.
ABSTRACT
Increasingly
there are studies showing that the majority of students from vocational
training courses use tablets or smartphones to access the Internet during
sessions. Thus, there are ineffective the rules that insist on banning these
technological resources from the classroom. By the contrary, the path is, in
our point of view, the integration of mobile devices into the classroom work,
taking advantage of its pedagogical potential. In this context, trainers are
asked to change their practices, but can only do that if they have the
necessary capability. Becoming proficient users of the mobile devices is the
first step towards the integration of smartphones and tablets in the
classrooms.
This
paper presents a training course on the use of tablets and iPADs in the
classroom conducted with 21 trainers from the Centro de Emprego e Formação
Profissional do Porto. The training course held a total of 35 hours, mostly
with practical sessions. We also present the methodology in the development of
the classes as well as the final results. Finding show that they became surprisingly motivators for new intervention.
A formación,
a orientación, e o emprego no recoñecemento, avaliación e certificación de
competencias profesionais adquiridas en contextos formais, non formais e
informais
Sem comentários:
Enviar um comentário