Temos a intenção de estudar a forma com o Mobile Learning poderá melhorar a
aquisição de competências dos nossos alunos, promover práticas de inovação
pedagógica nas quais se enquadrem os dispositivos móveis como meio.
Pretendemos também aumentar as práticas colaborativas não só entre os
alunos, mas também entre os professores. A comunidade prática Super TABi segue
essa mesma intenção também no que toca à investigação e constrói uma ponte, que
espera por várias travessias entre Portugal e o Brasil num processo de
colaboração com a investigadora Rosiney Rocha Almeida.
Deixamos-vos um pequeno resumo da
sua atividade:
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de
Montes Claros/MG (2004), pós graduação lato
sensu pela Universidade Cândido Mendes (2007) e mestrado Profissionalizante
em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de
Minas Gerais (2010).
Atualmente, é professora de Biologia no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
do IFNMG - Campus Montes Claros e
doutoranda em Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul (2012-2016).
Tem experiência na área de Tecnologia da Informação com ênfase em
Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas a Educação, atua
principalmente nos seguintes temas: avaliação de objetos de aprendizagem e m-learning. É também bolseira CAPES via
PDSE na Universidade Aberta em Lisboa, Portugal.
Exemplo prático:
O
uso do tablet para a representação de
conceitos de genética: proposta e análise com base na Teoria da Atividade
Rosiney Rocha Almeida,
Carlos Fernando Araújo Jr, Meire Pereira França
Este artigo analisa se o uso
do tablet pode colaborar com a
aquisição da competência de representação de conhecimentos de genética sob a
forma de conceitos. Com base nos fundamentos teórico-metodológicos da Teoria da
Atividade (TA), foi desenvolvida e analisada uma atividade de representação do
conhecimento, que consistiu, dentre outras ações, na elaboração de três mapas
mentais digitais, para cada aluno, relacionados a conteúdos de genética.
Participaram deste estudo 34 alunos da 3ª série do Ensino Médio, do Colégio
Cruzeiro do Sul, localizado na cidade de São Paulo; duas professoras pesquisadoras
no âmbito da aprendizagem móvel; e dois técnicos em Informática. Os resultados
indicaram uma evolução no número de conceitos adequados representados pelos
alunos no decorrer da atividade realizada. Observou-se que o tablet, quando
utilizado sob a perspectiva da TA, pode colaborar com a representação de
conhecimentos de conteúdos de genética, sob a forma de conceitos.
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